Em 2024, o estado de São Paulo registrou um aumento significativo nos casos de estupros e feminicídios. Foram 14.579 ocorrências de estupros, com destaque para os crimes envolvendo vítimas menores de 14 anos, que totalizaram 11.169 registros. Esse número superou o de 2023, que já havia sido o mais alto desde 2018. Além disso, os feminicídios também aumentaram, chegando a 253 casos no ano passado, o maior índice desde a implementação de registros separados para esse crime, em 2018.
A Secretaria de Segurança Pública do estado tem adotado diversas medidas para combater essas violências, ampliando as políticas públicas e investindo em tecnologia para proteção das vítimas. Entre as ações destacam-se a ampliação das Delegacias de Defesa da Mulher (DDM), com a criação de novas unidades e a contratação de mais policiais. Também foram fortalecidos os recursos tecnológicos, como o aplicativo SP Mulher Segura e o monitoramento eletrônico de agressores, o que contribuiu para um aumento nas prisões em flagrante por feminicídio.
Em contrapartida, o estado de São Paulo apresentou uma redução nos índices de homicídios e roubos em 2024. Os homicídios dolosos caíram para 2.517 casos, enquanto os roubos em geral reduziram para 193.658 ocorrências, ficando abaixo dos 200 mil pela primeira vez na história. Já os latrocínios e furtos também registraram quedas, evidenciando um cenário de queda geral na criminalidade, especialmente no mês de dezembro, quando os números de roubos e furtos também diminuíram significativamente.