São Paulo e diversas regiões do estado estão sob alerta devido à previsão de temporais nesta quarta-feira (8), com possibilidade de granizo, rajadas de vento e alagamentos. A combinação de altas temperaturas, umidade elevada e a brisa marítima favorece a formação de áreas de instabilidade, o que pode resultar em chuvas fortes, especialmente no período da tarde. A Climatempo reforça a recomendação de atenção para a Grande São Paulo e o interior, com risco de raios e granizo. Na capital, a temperatura pode atingir os 30°C, enquanto o extremo oeste do estado, incluindo Presidente Prudente, não está sujeito ao risco de chuvas intensas.
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) também prevê sol intercalado com períodos abafados pela manhã, com a umidade do ar acima de 60%. Já a Defesa Civil alertou para pancadas de chuva na faixa leste do estado, com maior intensidade entre a tarde e a noite, afetando principalmente a região metropolitana e áreas como o Vale do Paraíba, Sorocaba e Campinas. O litoral paulista, que já acumulou grandes volumes de chuva nos últimos dias, como em Peruíbe, também está em alerta devido ao risco de chuvas fortes e volumosas, aumentando o perigo de quedas de barreiras na Serra do Mar.
A previsão para os próximos dias aponta continuidade das chuvas, com destaque para o dia 9, quando há expectativa de novos temporais, rajadas de vento e risco de alagamentos. Na sexta-feira (10), a intensidade da chuva deve diminuir, com episódios mais isolados. A Defesa Civil e outros órgãos seguem monitorando a situação e orientam a população a se manter atenta às condições climáticas.