A São Martinho (SMTO3) obteve um financiamento de US$ 165 milhões junto à International Finance Corporation (IFC), integrante do Grupo Banco Mundial, para construir sua primeira planta de biometano. O investimento, com prazo de dez anos, será direcionado à instalação localizada na Unidade Santa Cruz, em Américo Brasiliense (SP), e utilizará a vinhaça da cana-de-açúcar para a produção de gás natural renovável, com uma capacidade inicial de 15 milhões de metros cúbicos por safra.
A planta, com previsão de iniciar operações no segundo semestre de 2025, tem como objetivo reduzir até 32 mil toneladas de emissões de gases de efeito estufa por ano. Este projeto faz parte de uma estratégia mais ampla da empresa, que visa expandir a produção de biometano em suas quatro unidades, alinhando-se com a transição para uma economia de baixo carbono. A companhia também destaca o impacto positivo da iniciativa para o mercado de gás natural renovável.
Além do projeto de biometano, o financiamento será utilizado para o apoio a práticas agrícolas nas lavouras de cana e para o projeto Formação de Agentes Locais, que busca capacitar e promover a inclusão social da comunidade local. A parceria com a IFC é vista como um fortalecimento do modelo de negócios sustentável da São Martinho, promovendo o crescimento econômico e a preservação ambiental.