Na última quinta-feira (9), o Santos enfrentou o Athletic em um jogo-treino no CT Rei Pelé, sendo derrotado por 4 a 1. O confronto marcou a estreia do técnico Pedro Caixinha à frente da equipe, que dividiu o jogo em quatro tempos de 25 minutos. No início da partida, com os titulares em campo, o Peixe empatou 1 a 1, com Guilherme marcando após pênalti sofrido por Soteldo, enquanto Welinton Torrão anotou o gol do time visitante.
Nos dois tempos finais, a equipe do Santos, com alterações no elenco, sofreu uma virada expressiva, com o Athletic ampliando o placar para 3 a 0, finalizando a partida com um total de 4 a 1. O time santista teve a chance de testar novos esquemas e combinações, enquanto o Athletic não divulgou suas escalações durante o confronto. O técnico Pedro Caixinha aproveitou o jogo para avaliar o desempenho de diferentes jogadores.
O Santos entrou em campo inicialmente com a seguinte formação: Gabriel Brazão; JP Chermont, Gil, Basso e Gonzalo Escobar; João Schmidt, Diego Pituca e Hyan; Soteldo, Wendel Silva e Guilherme. Já o time que atuou nos dois tempos finais contou com João Paulo, Hayner, Gustavo Assis, Luan Peres e Souza; Tomás Rincón, Patrick e Wilian Bigode; Miguelito, Luca Meirelles e Lucas Braga. A derrota serviu como mais um passo no processo de adaptação e avaliação do novo comando técnico.