O volante uruguaio Rodrigo Fernández não será aproveitado pelo Santos em 2025 e deixará o clube definitivamente. Após um empréstimo ao Newells Old Boys em 2024, ele seguirá para a Argentina, onde foi cedido novamente, desta vez ao Independiente. A decisão foi tomada pelo técnico Pedro Caixinha, que não conta com o jogador em seus planos para a próxima temporada.
Rodrigo, que perdeu espaço no Santos devido a suspensões consecutivas entre 2022 e 2023, havia sido titular em quase 100 partidas pelo clube. Apesar de esperar uma nova chance, ele foi descartado pelo treinador português. Seu contrato com o Santos vai até o final de 2025, mas o jogador não retornará mais ao Brasil, a não ser que consiga convencer algum outro time a contratá-lo após sua passagem pelo Independiente.
O acordo com o Independiente não prevê custos para o clube argentino nem obrigação de compra ao fim do empréstimo. O Santos continuará arcando com 30% dos vencimentos de Rodrigo, enquanto os outros 70% serão pagos pelo novo time. O clube paulista segue se preparando para o Campeonato Paulista, com Pedro Caixinha focado em entrosar a equipe para o início da competição.