A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) de Santarém, no oeste do Pará, iniciou nesta quinta-feira (16) o cadastro de produtores rurais interessados em adquirir sementes de cacau para plantio. As inscrições ficam abertas por dois meses, e o objetivo é expandir a produção de cacau na região, gerando emprego e renda de forma sustentável. A entrega das sementes híbridas será gratuita, e o cadastro deve ser feito presencialmente na Semap, localizada na Avenida Marechal Rondon, das 8h às 17h.
A iniciativa tem como foco a utilização do solo e clima favoráveis de Santarém, com a expectativa de que, em cerca de três anos, os agricultores familiares possam começar a comercializar a produção de cacau. Além das sementes, os produtores selecionados também receberão acompanhamento técnico e cursos sobre o manejo e o plantio da fruta, com o intuito de aprimorar a qualidade da produção e garantir o sucesso do cultivo a longo prazo.
Desde 2022, mais de 300 mil sementes já foram distribuídas a 283 produtores na cidade, como parte de uma parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura de Cacau (Ceplac), vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária. O governo municipal segue investindo na expansão da cultura do cacau, com a esperança de colocar Santarém como um polo produtivo da fruta na região Norte do Brasil.