O volante uruguaio Rodrigo Fernández não fará parte do elenco do Santos em 2025 e deixará o clube de forma definitiva. Após uma passagem por empréstimo ao Newell’s Old Boys em 2024, o jogador seguirá para o Independiente, na Argentina, novamente cedido por empréstimo. O treinador Pedro Caixinha não contava com o atleta para a próxima temporada, e a decisão foi de liberar o jogador, que perdeu espaço na equipe devido a suspensões frequentes entre 2022 e 2023.
Rodrigo Fernández, que teve um período de quase 100 partidas pelo Santos, tentava recuperar sua posição, mas acabou sendo descartado pela comissão técnica para o ano seguinte. Seu contrato com o clube paulista vai até o fim de 2025, mas ele não retornará ao Brasil, ao menos não para o Santos. No entanto, poderá buscar um novo clube no Brasil, caso tenha sucesso em sua passagem pelo futebol argentino.
O acordo com o Independiente foi firmado sem custos para o clube argentino, e não há obrigação de compra ao final do empréstimo. O Santos ainda arcará com 30% dos vencimentos do jogador, enquanto o Independiente ficará responsável pelos outros 70%. O clube santista segue focado na preparação para o Campeonato Paulista, com Caixinha ajustando o time titular para a competição.