O Rodízio Municipal de Veículos, que estava suspenso desde 23 de dezembro de 2024, será reativado em São Paulo na próxima segunda-feira, 13 de janeiro. A suspensão terminará nesta sexta-feira, 10, mas, devido ao final de semana, a medida só volta a valer na segunda-feira. O rodízio proíbe a circulação de veículos em determinadas regiões da cidade durante a manhã, das 7h às 10h, e no período da tarde/noite, das 17h às 20h.
As áreas restritas à circulação estão localizadas no Centro Expandido, delimitado pelo Minianel Viário. A região abrange importantes avenidas e marginais, como as marginais Tietê e Pinheiros, a Avenida dos Bandeirantes, e outras vias do Complexo Viário Maria Maluf e arredores. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que quem descumprir a medida será multado em R$ 130,16 e receberá quatro pontos na carteira de habilitação.
A restrição de circulação é determinada conforme o número final da placa do veículo. Os dias de rodízio são organizados da seguinte forma: segunda-feira para placas terminadas em 1 e 2, terça-feira para 3 e 4, quarta-feira para 5 e 6, quinta-feira para 7 e 8, e sexta-feira para 9 e 0. Com a volta da medida, motoristas precisam se atentar às datas e horários para evitar infrações.