O Rodízio Municipal de Veículos em São Paulo, suspenso desde o dia 23 de dezembro do ano passado, será retomado na próxima segunda-feira, 13 de janeiro. Embora a suspensão tenha terminado na última sexta-feira, o retorno da medida ocorre após o final de semana, com as regras de restrição de circulação voltando a ser aplicadas a partir da próxima semana. Durante o rodízio, os veículos ficam proibidos de circular em áreas específicas da cidade entre 7h e 10h, pela manhã, e entre 17h e 20h, no período da tarde e noite.
A restrição afeta principalmente o Centro Expandido, que inclui importantes vias como as marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes, Afonso D’Escragnole Taunay e Tancredo Neves, além de outros corredores importantes como o Complexo Viário Maria Maluf e as avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf. Essas áreas são delimitadas pelo Minianel Viário, que marca os limites da restrição no trânsito da cidade.
A aplicação do rodízio seguirá a divisão tradicional por placas de veículos: segunda-feira para os carros com finais 1 e 2, terça-feira para os finais 3 e 4, e assim por diante, até sexta-feira, quando a restrição se aplica aos finais 9 e 0. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) alerta que desrespeitar a medida resulta em infração de nível médio, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira de habilitação do motorista.