Ricardo Teixeira, engenheiro de formação e com extensa trajetória no serviço público, foi eleito presidente da Câmara Municipal de São Paulo em 2025. Com 66 anos, ele tem uma carreira marcada pela atuação nas áreas de transporte e infraestrutura rodoviária, com passagens por órgãos como CET, Dersa, DER e EMTU. Teixeira também exerceu o cargo de secretário de Trânsito na gestão anterior de Ricardo Nunes, onde foi responsável pela implementação de iniciativas como as faixas azuis de proteção a motociclistas nas principais vias da cidade.
Na eleição para a presidência da Câmara, Teixeira obteve 49 votos entre os 55 vereadores empossados, garantindo uma vitória esmagadora diante do candidato da oposição, Carlos Gianazzi, que obteve apenas seis votos. A composição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal foi definida por um acordo entre os partidos da base do governo, com Teixeira assumindo a presidência para o biênio 2025-2026, ao lado de outros membros da sua chapa, como João Jorge (MDB) e Isac Félix (PL) nas vice-presidências.
Reeleito em 2024 para seu sexto mandato consecutivo como vereador, Teixeira foi um dos candidatos mais votados nas eleições municipais, recebendo 31.566 votos. Com um histórico consolidado de liderança no setor público e sua experiência no poder legislativo, ele assume agora um dos cargos mais influentes da capital paulista, com o desafio de coordenar os trabalhos da Câmara e promover a articulação entre os diferentes grupos políticos no município.