Na segunda-feira (13), os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 receberão os resultados das provas aplicadas em novembro do ano passado. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) irão divulgar as notas a partir das 10h (horário de Brasília), seguidas de uma coletiva de imprensa com mais detalhes sobre o desempenho dos participantes. Esses resultados são fundamentais para o ingresso no ensino superior por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
A partir do dia 17 de janeiro, os candidatos poderão se inscrever no Sisu para concorrer a vagas em universidades públicas. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, com prazo até 21 de janeiro. O processo seletivo será de uma única etapa, e os estudantes poderão escolher até duas opções de cursos. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro. Para participar, os candidatos devem ter completado o ensino médio e não ter zerado a redação no Enem.
Além do Sisu, as notas do Enem também são essenciais para acessar outros programas, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni). O Fies oferecerá 112 mil vagas de financiamento para cursos de graduação em instituições privadas, enquanto o Prouni proporcionará bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas. Para concorrer às bolsas do Prouni, os candidatos devem ter obtido pelo menos 450 pontos de média nas provas e não zerado a redação.