O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) voltado para pessoas privadas de liberdade (PPL) e também para os participantes que realizaram a prova no exterior. O exame, que ocorreu em outubro do ano passado, é voltado a jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada e oferece uma oportunidade de certificação com base no desempenho em diferentes áreas de conhecimento.
Para obter o diploma, os participantes precisam atingir pelo menos 100 pontos em cada área avaliada e nota igual ou superior a 5 na redação. Caso não consigam alcançar a pontuação mínima em todas as disciplinas, é possível solicitar uma declaração parcial de proficiência, que certifica apenas as áreas em que os critérios foram atendidos. A consulta às notas pode ser realizada pelos participantes ou responsáveis pedagógicos, no caso de pessoas privadas de liberdade, por meio dos sistemas PPL e Encceja Exterior.
O Encceja é uma ferramenta importante para a inclusão educacional, ajudando a validar os conhecimentos adquiridos ao longo da vida de forma independente. Além disso, o exame desempenha um papel essencial no acesso a novas oportunidades de educação e trabalho, promovendo o desenvolvimento pessoal e social dos participantes.