No último sábado, 11, um cavalo foi resgatado do telhado de uma residência no bairro Caraguava, em Peruíbe, no litoral paulista, após a dona do animal tentar protegê-lo das enchentes que atingiram a região. Com as águas inundando sua casa e terreno, a mulher usou uma escada de cimento para levar o cavalo até a laje, mas o animal não conseguiu descer. A Defesa Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros e o Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad), foi acionada para realizar o resgate.
A operação de resgate envolveu o uso de uma viatura de Auto Salvamento Especial do Corpo de Bombeiros, que possui um guindaste capaz de içar animais de grande porte. O cavalo foi cuidadosamente preso antes de ser retirado do telhado, e a ação foi bem-sucedida. O resgate do animal lembra o caso do cavalo Caramelo, que foi retirado de um telhado no Rio Grande do Sul durante as enchentes de 2023 e adotado por uma universidade.
Em Peruíbe, as chuvas fortes causaram inundações, mas no dia do resgate, as águas já haviam começado a baixar. A Defesa Civil informou que, apesar de não haver mais chuvas significativas, 442 pessoas foram deslocadas para abrigos temporários, enquanto ao menos 60 animais de estimação estavam sendo acolhidos em três unidades mantidas pela prefeitura. O município segue enfrentando as consequências das fortes tempestades, com vários resgates realizados pela equipe de emergência.