Três garimpeiros foram resgatados no sábado (25) após ficarem presos em uma mina de cobre ilegal em Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, após o desabamento de uma caixa de contenção. Os trabalhadores estavam retidos desde a sexta-feira (24) e foram localizados após uma força-tarefa envolvendo o Governo do Estado, a Prefeitura e equipes de segurança. Durante o período de resgate, os trabalhadores receberam alimentos e medicamentos enviados por um tubo conectado à superfície, enquanto equipes de bombeiros mergulhadores enfrentavam obstáculos, como o alagamento de parte da mina, para chegar até eles.
As operações de resgate enfrentaram dificuldades devido ao desabamento e à formação de um bolsão de água na mina, localizada na vila Nova Jerusalém. Inicialmente, os bombeiros e a Polícia Militar foram as primeiras forças a atuar no local, com equipes sendo formadas para contornar os acessos bloqueados. Com um pequeno espaço restante de comunicação, as vítimas puderam receber assistência de forma improvisada até a chegada das equipes de resgate.
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a mina não possuía autorização para funcionar e já havia sido alvo de fiscalizações ambientais. O local, com aproximadamente 50 metros de profundidade, é considerado ilegal, e o acidente aconteceu durante a troca de turno das equipes que trabalhavam no garimpo. A operação de resgate foi bem-sucedida, mas o ocorrido expôs os riscos envolvidos nas atividades de exploração mineral ilegal na região.