A Comissão Europeia iniciou uma revisão preliminar sobre a joint venture proposta entre a espanhola Repsol e a norte-americana Bunge. O órgão regulador de concorrência da União Europeia tem até o dia 21 de fevereiro para decidir se aprova a parceria ou se será necessário um exame mais aprofundado, conforme anunciado em comunicado recente.
O acordo, que foi anunciado em março do ano passado, prevê que a Repsol adquira 40% das operações da Bunge em três instalações de biocombustíveis na Península Ibérica, com valor de até US$ 340 milhões. As empresas apontaram que a joint venture permitirá à Repsol ampliar o acesso a matérias-primas de baixo carbono para a produção de combustíveis renováveis.
A decisão dos reguladores europeus será crucial para definir os próximos passos da parceria. Se o acordo for aprovado, ele pode fortalecer o posicionamento das empresas no setor de biocombustíveis, mas, caso contrário, poderá ser necessário revisar os termos ou até mesmo abandoná-lo, dependendo dos resultados da investigação mais aprofundada.