O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (PODE), anunciou nesta segunda-feira (1°) a primeira reforma administrativa de sua gestão, apresentando 29 novos nomes para cargos no Executivo municipal. A cerimônia de posse ocorreu no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e contou com a participação de secretários, presidentes de agências, institutos e fundações, além do procurador-geral do município. A nova estrutura ampliou o número de secretarias, que passará de 30 para 36, com a criação de novas pastas, como a Secretaria da Mulher, a Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal e a Secretaria Extraordinária de Representação em Brasília.
Entre as mudanças, destaca-se a separação das secretarias de Administração e Planejamento, além de outras modificações que visam otimizar a gestão municipal. A nova configuração também incluiu a criação de Secretarias Extraordinárias, como a de Articulação Social, que visam a aproximação com a sociedade e o fortalecimento das políticas públicas. A proposta da reforma busca modernizar e tornar mais eficaz a gestão pública em Palmas, alinhando-se com as necessidades de desenvolvimento urbano, saúde, educação e assistência social.
A nomeação dos novos secretários e presidentes das fundações foi feita por meio de medida provisória, que será publicada oficialmente nesta quarta-feira (1°). Contudo, ainda restam algumas pastas, fundações e agências a serem nomeadas. O novo governo municipal tem como objetivo uma maior estruturação da administração, respondendo a demandas específicas da população e criando novos mecanismos de governança para enfrentar os desafios da cidade e da região.