Lançada no final de 2024, a calculadora ReVar é uma ferramenta desenvolvida pela Receita Federal e pela B3 para ajudar os investidores a apurarem o Imposto de Renda (IR) sobre seus investimentos em renda variável, como ações, fundos imobiliários e fundos agrícolas. A principal vantagem da ReVar é o cálculo automático do imposto devido, considerando os lucros e prejuízos acumulados. A cada mês, os investidores devem atualizar os dados de sua carteira, permitindo que a ferramenta calcule o IR a ser pago, caso haja imposto a ser recolhido. Além disso, os prejuízos podem ser usados para compensar impostos de meses subsequentes, o que facilita a apuração para aqueles que tiveram perdas em suas operações.
A ferramenta foi projetada para simplificar o processo de apuração, sendo acessada pelo Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) da Receita Federal. Para usá-la, os investidores precisam autorizar o compartilhamento de dados entre a B3 e a Receita, garantindo conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados. A ReVar coleta automaticamente as informações das corretoras, apurando o resultado das operações realizadas no mercado de ações, ETFs, fundos imobiliários e BDRs. Caso seja necessário pagar imposto, a ferramenta gera o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) com código de barras, que pode ser pago via Pix.
A nova funcionalidade deve beneficiar aproximadamente 4 milhões de investidores brasileiros e é uma resposta ao aumento das operações no mercado financeiro. A Receita Federal e a B3 trabalham para implementar melhorias adicionais, como a integração com a declaração de Imposto de Renda pré-preenchida e novos cálculos para eventos corporativos, como o pagamento de dividendos. A ferramenta já está disponível, e sua utilização pode ser feita com facilidade, garantindo que os investidores cumpram com suas obrigações fiscais de maneira prática e eficiente.