Criminosos estão se aproveitando do nome da Receita Federal para aplicar golpes por e-mail, informando sobre pendências falsas no CPF das vítimas. Nas mensagens fraudulentas, é afirmado que, caso a situação não seja regularizada de forma imediata, o CPF será suspenso, o que acarretaria o bloqueio de contas vinculadas e dificultaria a emissão de documentos oficiais, além de prejudicar transações bancárias. Para tornar a fraude mais convincente, os golpistas utilizam elementos visuais e termos técnicos semelhantes aos usados pela Receita Federal, com destaque para palavras como “irregular” e “suspenso” em vermelho, o que induz o recebedor ao pânico.
O golpe inclui também a exigência de um pagamento falso no valor de R$ 124,60, com um prazo curto para quitação. Além disso, os links contidos nos e-mails fraudulentos direcionam as vítimas a páginas falsas que imitam portais oficiais do governo. A Receita Federal esclarece que não solicita informações pessoais por e-mail ou mensagens de texto e que suas comunicações com os cidadãos são feitas apenas por meio de canais oficiais, como o Portal e-CAC e o site gov.br/receitafederal.
A autarquia reforça a importância de os cidadãos estarem atentos a essas fraudes, alertando que não são realizados pedidos de regularização urgente por e-mail, nem pagamentos por links. Caso recebam mensagens suspeitas, a orientação é verificar a autenticidade por meio dos canais oficiais, evitando cair em fraudes que podem causar danos financeiros e transtornos.