A área devastada por queimadas no Brasil aumentou quase 80% no último ano, com a maior parte da destruição ocorrendo na região amazônica. Este crescimento nas queimadas reflete a crescente preocupação com a preservação ambiental e a necessidade urgente de ações efetivas para combater o desmatamento, especialmente em áreas de grande biodiversidade.
Em uma esfera internacional, o governo dos Estados Unidos emitiu uma ameaça de novas sanções à Rússia, caso o país não cesse suas ações militares na Ucrânia. Em paralelo, líderes da França e da Alemanha enfatizaram a importância de uma Europa forte durante o segundo mandato do atual presidente dos Estados Unidos, destacando a necessidade de união em tempos de instabilidade geopolítica.
Além disso, o novo presidente dos Estados Unidos anunciou o encerramento de programas governamentais voltados para a promoção da diversidade e inclusão. Também gerou controvérsia ao responder a um pedido de misericórdia de uma religiosa em relação aos imigrantes, sugerindo que ela se desculpasse publicamente. Em termos econômicos, o dólar atingiu a menor cotação frente ao real desde novembro, refletindo um cenário de valorização da moeda brasileira.