Na manhã desta quarta-feira (1º), uma árvore de grande porte, uma Gameleira, caiu no Morro do Papagaio, em Belo Horizonte, e causou o desabamento de uma residência, além de danificar outras sete construções na região do Aglomerado da Barragem Santa Lúcia, no Centro-Sul da cidade. O incidente não deixou vítimas fatais, mas resultou no desalojamento de cinco famílias, que foram acolhidas temporariamente por parentes. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 5h para prestar socorro, mobilizando três equipes, enquanto a Defesa Civil chegou duas horas depois para apoiar na remoção da árvore e no atendimento às vítimas.
De acordo com a Defesa Civil, além da remoção da árvore, foram fornecidos materiais de ajuda humanitária, como cestas básicas, colchões, cobertores, lençóis e telhas de fibrocimento para as famílias afetadas. O morador de uma das casas destruídas relatou ter sido acordado por um estrondo por volta das 4h da manhã e mencionou que a queda da árvore danificou tanto a cozinha da sua irmã quanto a casa de sua vizinha. Ele também destacou que, no ano anterior, a Prefeitura de Belo Horizonte havia realizado uma vistoria na árvore, que foi considerada sem risco de queda.
O trabalho de remoção da árvore prosseguiu durante a tarde e envolveu esforços conjuntos dos Bombeiros e da Defesa Civil. Até o momento, não há informações sobre a necessidade de ações adicionais por parte das autoridades locais, mas os moradores afetados aguardam mais orientações sobre o apoio que será oferecido nos próximos dias. O incidente serve de alerta para os riscos associados a árvores de grande porte em áreas urbanas, especialmente em regiões de morros e encostas.