O tênis brasileiro contará com quatro representantes na chave principal do Aberto da Austrália, com a classificação de João Fonseca e Thiago Monteiro, que se destacaram no qualificatório realizado na madrugada de quinta-feira (9). Eles se juntam a Beatriz Haddad e Thiago Wild, que já haviam garantido suas vagas por meio do ranking mundial. O torneio, que começará neste fim de semana, marca o primeiro Grand Slam de Fonseca, de 18 anos, que enfrentará o russo Andrey Rublev na estreia. Monteiro, por sua vez, terá como adversário o japonês Kei Nishikori.
João Fonseca, após uma boa sequência de vitórias, incluindo títulos recentes como o Next Gen ATP Finals e o Challenger de Camberra, venceu o argentino Thiago Tirante por 6/4 e 6/1, garantindo sua vaga na chave principal. Em sua entrevista após a vitória, Fonseca expressou sua empolgação e gratidão pelo apoio dos fãs. Thiago Monteiro também se classificou ao derrotar o belga Kimmer Coppejans em sets diretos (6/4 e 6/3) e enfrentará Nishikori na primeira rodada.
Além dos tenistas masculinos, Bia Haddad e Thiago Wild, que já estavam classificados pelo ranking, também começam sua jornada no Aberto da Austrália neste domingo (12). Haddad, número 16 do mundo, terá como adversária a argentina Julia Riera, enquanto Wild enfrentará o húngaro Fabian Marozsan. Em outra conquista, Bia Haddad avançou à final de duplas no WTA 500 de Adelaide, onde disputará o título com a alemã Laura Siegemund. A boa fase dos tenistas brasileiros promete grandes emoções no primeiro Grand Slam do ano.