O grupo Quad, formado por Estados Unidos, Austrália, Índia e Japão, se posiciona para desempenhar um papel significativo na estratégia dos Estados Unidos na região do Indo-Pacífico, de acordo com a Câmara de Comércio dos EUA. A afirmação ocorre logo após a confirmação do governo Donald Trump, que busca fortalecer a colaboração entre os países membros do grupo.
Em suas primeiras ações após assumir o cargo de Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio se reuniu com os ministros das Relações Exteriores dos países do Quad. O encontro, realizado em 21 de janeiro, teve como foco reforçar o compromisso dos Estados Unidos com a parceria e os valores compartilhados entre os países, incluindo preocupações com a crescente influência da China na região.
O Quad, além das reuniões de alinhamento, está planejando uma cúpula de líderes para o ano de 2025, que ocorrerá na Índia. O objetivo dessa cúpula será aprofundar os laços entre os países membros e discutir formas de atuar de maneira conjunta em um cenário de crescente competitividade geopolítica no Indo-Pacífico.