O Programa Universidade Para Todos (Prouni) abriu as inscrições para o primeiro semestre de 2025, que podem ser feitas até às 23h59 do dia 28 de janeiro. As bolsas de estudo oferecidas pelo programa variam entre integrais, que cobrem 100% da mensalidade, e parciais, que garantem 50% de desconto, em instituições privadas de ensino superior. Os interessados devem realizar a inscrição através do portal Acesso Único, utilizando o login gov.br, e atender aos requisitos exigidos, como ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 ou 2024, com uma média mínima de 450 pontos e nota superior a zero na redação.
Para concorrer, o candidato deve indicar até duas opções de curso, em ordem de preferência, e escolher entre ampla concorrência ou cotas. Caso o candidato esteja dentro da nota de corte, ele será considerado pré-selecionado, mas ainda precisa confirmar as informações de renda e escolaridade na instituição de ensino para garantir a vaga. Os critérios de desempate em caso de notas iguais incluem a nota da redação e o desempenho nas provas do Enem.
As bolsas integrais são destinadas a candidatos com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, enquanto as parciais exigem uma renda de até três salários mínimos. Além disso, o programa também permite que o estudante combine a bolsa parcial do Prouni com o financiamento do Fies, mas não é possível usar o Prouni junto com o Sisu.