Na tarde desta segunda-feira (13), moradores e manifestantes realizaram protestos na Avenida Marechal Rondon, entre os bairros do Sampaio e Engenho Novo, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A via foi bloqueada por cerca de duas horas, até ser liberada por volta das 15h. Durante o protesto, quatro ônibus foram sequestrados e usados como barricadas, uma ação que também afetou o acesso ao Túnel Noel Rosa, no sentido Vila Isabel.
A Polícia Militar relatou que houve tentativas de obstruir outras vias em diferentes pontos da região, e um homem foi detido após atear fogo em objetos na pista. Ele foi encaminhado à 25ª DP, localizada no Engenho Novo. Os ônibus que sofreram a interdição pertenciam a diferentes linhas de transporte público, incluindo as rotas 239 (Água Santa x Castelo), 383 (Realengo x Praça da República), 623 (Penha x Saens Peña) e 636 (Merck x Saens Peña).
O sindicato das empresas de ônibus do Rio, Rio Ônibus, condenou os atos e reiterou a necessidade de ações mais efetivas das autoridades de segurança pública para garantir a circulação e o direito de ir e vir dos cidadãos. Em 2025, já são seis coletivos sequestrados, o que tem gerado preocupação no setor. O policiamento na região foi reforçado após o ocorrido.