Os proprietários de veículos em Goiás que ainda não pagaram o IPVA de 2024 agora podem parcelar o valor em até seis vezes, independentemente do final da placa. O processo de parcelamento deve ser feito exclusivamente pelo site da Secretaria da Economia. Essa medida se aplica apenas ao IPVA, e para regularizar o Licenciamento Anual e eventuais multas de trânsito, é necessário acessar o portal do Detran ou o Portal Expresso.
De acordo com a legislação vigente, o IPVA vencido há mais de 90 dias pode ser parcelado. Para realizar o parcelamento, o motorista precisa acessar a área de tributos no site da Secretaria da Economia, inserir os dados do veículo e simular as condições de pagamento. A migração do sistema do Detran para a Secretaria da Economia foi realizada em dezembro de 2024, envolvendo cerca de 600 mil veículos, sendo que aproximadamente 510 mil ainda têm débitos pendentes.
A medida visa incentivar a regularização dos pagamentos, garantindo a circulação legal dos veículos e evitando complicações futuras. Estima-se que a dívida totalizada em IPVA de 2024 seja de R$ 538 milhões, e mais de 38% desses veículos apresentam dívidas superiores a R$ 3 mil. A Secretaria da Economia alerta os motoristas a aproveitarem o parcelamento para evitar problemas legais relacionados ao não pagamento.