Um novo projeto de lei apresentado propõe adaptações no ensino para atender às especificidades das comunidades rurais, indígenas e quilombolas no Brasil. A proposta sugere alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), buscando incluir conteúdos e metodologias adequados às características culturais e sociais dessas populações, muitas vezes marginalizadas nas políticas públicas educacionais. O texto também visa consolidar diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE) na LDB, destacando a importância de políticas voltadas para segmentos de baixa visibilidade.
Entre as mudanças propostas, está a recomendação de concursos públicos específicos para selecionar professores de educação indígena, do campo e quilombola, com incentivo à formação de educadores originários dessas próprias comunidades. A justificativa do projeto ressalta a importância de respeitar as particularidades de povos tradicionais, como agricultores familiares, ribeirinhos, assentados da reforma agrária, pescadores artesanais e trabalhadores rurais, cujas necessidades educacionais ainda carecem de maior reconhecimento nas políticas públicas.
O projeto reforça o papel da LDB e do PNE na valorização das identidades étnicas e culturais. A LDB já contempla programas bilíngues e interculturais voltados para povos indígenas, além de recomendar materiais didáticos específicos. O PNE também prevê a formação de educadores especializados para essas populações. A nova proposta busca aprofundar a qualidade do ensino, promovendo uma abordagem mais integrada e respeitosa às realidades locais e culturais dos diversos segmentos atendidos.