As olimpíadas acadêmicas no Brasil surgiram no final dos anos 1970, com o objetivo de incentivar jovens em sua formação acadêmica e ajudá-los a decidir suas carreiras. Hoje, diversas organizações buscam manter o espírito dessas competições, promovendo a participação de estudantes em desafios acadêmicos nacionais e internacionais. O NOIC (Núcleo Olímpico de Incentivo à Ciência) é um exemplo de projeto que busca democratizar o acesso a materiais de preparação para essas competições. Fundado em 2013, o projeto oferece recursos gratuitos para estudantes de diversas áreas do conhecimento, com o objetivo de garantir igualdade de acesso, especialmente para alunos de escolas públicas e de baixa renda.
A plataforma do NOIC disponibiliza cursos teóricos, guias de estudo e simulados, atingindo cerca de três mil pessoas diariamente. Além disso, organiza as Olimpíadas Brasileiras Online (OBOs), que funcionam como preparação para competições nacionais. Esses esforços têm impactado positivamente os resultados de estudantes brasileiros, que têm conquistado mais medalhas em olimpíadas internacionais, muitas vezes com o apoio dos recursos do NOIC. A plataforma também tem ajudado a superar obstáculos como a falta de divulgação das competições nas escolas e a dificuldade de acesso a materiais especializados.
A comunidade e a interação entre os participantes das olimpíadas são pontos essenciais para o sucesso do NOIC. Através de grupos virtuais, o projeto facilita a troca de conhecimentos entre estudantes e mentores, promovendo o desenvolvimento acadêmico e social. Para garantir a continuidade de seus serviços gratuitos, o NOIC busca parcerias com secretarias de educação, organizações educacionais e a mídia, com o objetivo de aumentar a visibilidade das olimpíadas e tornar o acesso aos materiais preparatórios cada vez mais amplo, incluindo a sensibilização do Ministério da Educação para a divulgação dessas iniciativas nas escolas públicas.