O projeto “Interação: os plurais de causas singulares” foi desenvolvido por alunos da Escola Estadual de Educação Profissionalizante José Alves da Silveira, em Quixeramobim, no Ceará. A iniciativa envolve estudantes que escrevem cartas de apoio e esperança para mulheres hospitalizadas ou enfrentando dificuldades de saúde mental e física em diversas instituições da região. O projeto busca estimular a empatia e a produção de diferentes gêneros textuais, como cartas, crônicas, poemas e fábulas, ao mesmo tempo em que promove um exercício de cidadania e aprendizado.
A ação foi destacada em 2024 ao conquistar o segundo lugar na feira Ceará Científico, competindo com outras escolas do estado na categoria de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Durante o projeto, os alunos se dedicaram à escrita sem saber quem seriam os destinatários das cartas, o que reforçou o caráter de empatia. Além disso, as mulheres que receberam as mensagens expressaram grande emoção, com muitas delas retribuindo com cartas de agradecimento, evidenciando o impacto positivo nas duas partes envolvidas.
Através dessa experiência, os estudantes também aprimoraram suas habilidades de escrita, o que trouxe benefícios para seu desempenho acadêmico, especialmente em redações para vestibulares. O projeto segue com novos desafios, incluindo a criação de um livro com os textos dos alunos e pacientes, além de novas ações voltadas para o apoio a mulheres em situações de superação. A iniciativa também tem expandido para outras cidades, demonstrando o poder transformador da educação e da empatia no fortalecimento de laços comunitários.