O Programa de Desobstrução de Vias Arteriais foi lançado em Goiânia com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito e priorizar o transporte coletivo. A Avenida Jamel Cecílio, considerada um ponto estratégico de grande movimento, foi escolhida como o corredor piloto. O projeto visa expandir a intervenção para 250 quilômetros de vias ao longo de 18 meses, com a meta de desobstruir 100 quilômetros nos primeiros 100 dias, abrangendo vias como a 24 de Outubro e a T-10.
As obras na Jamel Cecílio incluem a criação de uma terceira faixa, ajustes na geometria das vias, reprogramação dos semáforos e remoção de obstáculos, além da modernização da sinalização. O objetivo é aumentar a velocidade média no local de 15,2 km/h para 20 km/h, reduzindo congestionamentos em até 30%. Além disso, tecnologias como sistemas semafóricos inteligentes e a implantação de câmeras de monitoramento serão usadas para garantir maior eficiência no trânsito.
A prioridade do programa é o transporte público, com destaque para a implantação de semáforos que favorecem a passagem dos ônibus. Em um passo adicional, será permitida a utilização de corredores de ônibus por motocicletas em pontos estratégicos da cidade. O projeto integra a política de Nova Mobilidade e visa reduzir congestionamentos, melhorar a eficiência do transporte e oferecer maior segurança para pedestres e ciclistas.