A professora aposentada da Universidade Federal do Acre (Ufac), Venusia Gonçalves dos Santos, faleceu aos 82 anos na manhã de sábado, 11 de janeiro, devido a complicações respiratórias causadas pela Covid-19. A morte foi lamentada pela Associação de Docentes da Ufac (Adufac), que emitiu uma nota de pesar destacando suas contribuições à educação, tanto no âmbito estadual quanto universitário. Venusia, que se aposentou na década de 1990, teve uma carreira significativa no Centro de Educação, Letras e Artes (CELA) da Ufac, além de sua atuação na Secretaria Estadual de Educação.
O velório foi realizado na Capela Central do Cemitério Morada da Paz, em Rio Branco, onde seu sepultamento ocorreu na manhã de domingo, 12 de janeiro. Apesar de ser uma figura respeitada na comunidade acadêmica, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) não divulgou detalhes adicionais sobre sua internação ou possíveis comorbidades. Sua morte marca um momento triste para familiares, amigos e colegas de profissão.
Nos últimos dias, o Acre tem enfrentado um aumento significativo no número de casos de Covid-19, com diversas unidades de saúde enfrentando alta demanda. A Secretaria de Saúde do Estado informou que a taxa de novos casos cresceu de forma alarmante, com 691 novos registros na terceira semana de dezembro. Esse cenário preocupa a população e autoridades, que orientam a busca por atendimento nas unidades de saúde para casos suspeitos de Covid-19.