Helder Guastti da Silva, professor de escolas públicas no Espírito Santo, foi selecionado como finalista do Global Teacher Prize, considerado o “Nobel da Educação”. Ele é o único brasileiro entre os 50 finalistas do prêmio, que reúne educadores com projetos inovadores de diversas partes do mundo. O projeto que o levou à competição, intitulado “Como Diz o Outro”, foi desenvolvido com alunos do 5º ano e propôs um resgate de contos populares utilizando inteligência artificial para modernizar as ilustrações, além de incentivar a autonomia dos estudantes nas decisões do projeto.
O professor, que dá aula em duas escolas públicas, enfatiza que o reconhecimento não é apenas individual, mas fruto do trabalho coletivo com seus alunos e a comunidade. Em sua carreira, também tem se destacado fora da sala de aula com o projeto Espaço de Leitura Confabulando, criado junto com sua mãe, que oferece empréstimos de livros e atividades culturais para crianças e adultos em sua cidade natal. Helder acredita no impacto que a educação pode ter na transformação local e defende que a valorização do professor precisa ir além dos discursos.
O Global Teacher Prize, criado pela Varkey Foundation em parceria com a Unesco, reconhece educadores com iniciativas que promovem mudanças significativas na educação global. Helder foi escolhido entre 5 mil inscritos de 89 países, com o vencedor recebendo US$ 1 milhão. Mesmo com os desafios enfrentados no Brasil, como a falta de valorização e o não pagamento do piso salarial em sua cidade, o professor vê a premiação como um símbolo do potencial da educação pública e um incentivo à confiança em si mesmo para transformar a realidade.