Em 2024, as montadoras brasileiras registraram um crescimento de 9,7% na produção de veículos, com um total de 2,55 milhões de unidades fabricadas. Esse aumento foi impulsionado pela maior demanda interna, especialmente com a compra de veículos de passageiros, utilitários leves, caminhões e ônibus. No entanto, a produção ainda está distante dos níveis de 2019, ano anterior à pandemia, quando o Brasil produziu 2,94 milhões de veículos. A queda nas exportações e o aumento das importações de carros, especialmente híbridos e elétricos da China, impactaram o desempenho geral.
O consumo de veículos novos no Brasil também apresentou crescimento, com um aumento de 14,1% em 2024, totalizando 2,63 milhões de unidades. Contudo, a participação dos carros importados no mercado nacional cresceu, passando de 15,2% para 17,7%. As montadoras brasileiras destacam que o maior aumento nas importações se deve aos modelos vindos da China, que agora representam um quarto dos automóveis estrangeiros licenciados no país. A perda de competitividade diante de marcas estrangeiras, especialmente chinesas, tem gerado preocupações no setor, que pede ao governo a antecipação da volta das alíquotas de importação.
No último mês de 2024, a produção de veículos foi de 190,1 mil unidades, um aumento de 10,8% em relação a dezembro de 2023. Apesar disso, houve uma queda de 19,5% em comparação com novembro. As exportações de veículos também cresceram 22,1%, totalizando 31,4 mil unidades, mas apresentaram uma queda de 20,3% na comparação com o mês anterior. Em termos de emprego, o setor fechou 877 vagas em dezembro, mas gerou 8,2 mil novos postos ao longo do ano, mantendo o número total de empregos nas montadoras em 107,2 mil.