A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou uma denúncia contra um indivíduo próximo ao ex-presidente Jair Bolsonaro, relacionado à sua participação nos atos de 8 de janeiro de 2023. A acusação inclui cinco crimes, entre eles a tentativa de golpe de Estado e danos ao patrimônio da União. A PGR argumenta que existem provas suficientes para iniciar uma ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF), que agora analisará se o caso será formalmente julgado ou arquivado.
De acordo com a PGR, o denunciado esteve envolvido nas invasões e depredações das sedes dos Três Poderes em Brasília, além de ter registrado e divulgado imagens dos eventos nas redes sociais. Também foi destacado o envolvimento do acusado em outras manifestações e grupos de WhatsApp com conteúdo antidemocrático, especialmente após o resultado das eleições de 2022. Tais ações, segundo a denúncia, indicam uma tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.
A acusação inclui ainda o envolvimento do denunciado em práticas políticas e administrativas que levantaram suspeitas durante o período de governo do ex-presidente. O processo agora segue para o STF, onde se decidirá a continuidade do caso, com base na avaliação das evidências apresentadas pela PGR.