O Procon de São Paulo notificou a concessionária Enel após falhas no fornecimento de energia elétrica em diversas áreas da capital e da região metropolitana, causadas por uma forte tempestade na terça-feira (7). Cerca de 650 mil clientes ficaram sem luz, sendo 150 mil por um período prolongado, com destaque para a cidade de São Caetano do Sul, onde metade dos imóveis ficaram no escuro. A notificação do Procon marca o início de uma ação de fiscalização que pode resultar em sanções, incluindo multas, devido à recorrência de apagões após cada chuva forte.
Segundo o Procon, os apagões têm se repetido com frequência, e a concessionária tem utilizado as mesmas justificativas, sem adotar medidas eficazes para melhorar o tempo de restabelecimento da energia. O órgão solicitou esclarecimentos detalhados sobre o impacto nos consumidores, as ações adotadas para retomar o serviço e as compensações oferecidas aos afetados. A Enel tem sete dias para enviar as respostas solicitadas.
Além dos apagões, a tempestade causou danos significativos, como quedas de árvores, imóveis destelhados, e danos à infraestrutura de transporte e comércio em várias cidades. O Corpo de Bombeiros registrou 163 ocorrências relacionadas a quedas de árvores, enquanto na capital, bairros como a Zona Leste e o Ipiranga foram severamente afetados. Em São Caetano, a chuva trouxe até granizo e causou desalojamentos devido a quedas de árvores sobre residências. Apesar dos transtornos, não houve registros de feridos graves.