A chance de os juros do Federal Reserve (Fed) se manterem no nível atual até o final de 2025 tem crescido, com a probabilidade de uma redução de apenas 25 pontos-base ganhando força, conforme apontam dados da plataforma CME Group. Às 13h40 de segunda-feira, 13, a ferramenta mostrava uma probabilidade de 34,2% de a taxa básica de juros ficar entre 4,25% e 4,50% em dezembro deste ano, o que representa um aumento em relação à probabilidade de 30,5% observada na última sexta-feira.
Além disso, o cenário de uma redução moderada de 0,25 ponto percentual nos juros em 2025 permaneceu praticamente inalterado, com 40,4% de chances de que esse ajuste aconteça. Essa expectativa de um movimento mais cauteloso por parte do Fed se baseia em dados robustos do mercado de trabalho e preços, que sugerem uma resistência ao aumento da inflação. Esse cenário reflete uma postura conservadora dos investidores, que estão se ajustando às projeções mais moderadas para a política monetária.
Mais cedo, o Fed de Nova York atualizou suas previsões de inflação, indicando um aumento nas expectativas para os próximos três anos, embora a estimativa para o período de um ano tenha permanecido estável. Tais ajustes e revisões refletem o equilíbrio delicado entre a inflação persistente e a necessidade de controle das taxas de juros para garantir a estabilidade econômica no longo prazo.