O Estado de Goiás firmou seu primeiro Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI), que visa desenvolver soluções tecnológicas para aprimorar os controles internos na administração pública. A parceria foi estabelecida entre a Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) e a Secretaria de Administração (Sead), sendo a empresa vencedora do processo licitatório a Safia Tecnologia de Informação LTDA. O contrato inclui dois principais desafios: o monitoramento contínuo do processo de compras públicas e a criação de uma base de dados automatizada e eficiente para o controle interno.
O processo licitatório contou com 53 propostas, das quais 22 foram direcionadas ao primeiro desafio e 31 ao segundo, resultando em 20 propostas selecionadas para a etapa final do Pitch Day. O valor total do contrato é de aproximadamente R$ 2,1 milhões, sendo R$ 1,45 milhão para o primeiro desafio e R$ 660 mil para o segundo. A nova licitação representa um marco para a administração pública, destacando-se como uma solução inovadora na forma de enfrentar problemas complexos, com um foco em melhorar a economia e fomentar o desenvolvimento de novos negócios, especialmente startups.
Segundo o superintendente da CGE, Bruno Rolim, o CPSI representa um grande avanço para os controles internos no Brasil, proporcionando um salto em qualidade, velocidade e abrangência. As soluções de inteligência artificial que serão implementadas prometem transformar o acompanhamento das compras públicas no estado, beneficiando não apenas os auditores, mas também a sociedade em geral, com mais transparência e eficiência na gestão pública.