O Banco Central realizará sua primeira intervenção no mercado de câmbio de 2025 na próxima segunda-feira, dia 20. A autarquia anunciou que, nesse dia, serão realizados dois leilões de linha no valor total de até US$ 2 bilhões. Este tipo de leilão consiste na oferta de dólares com compromisso de recompra, ou seja, o Banco Central devolve a moeda no futuro, sem alterar as reservas internacionais.
Os leilões de linha são uma forma de injeção pontual de dólares no mercado cambial, sem que haja um impacto duradouro nas reservas do país. Com essa estratégia, a autarquia busca mitigar volatilidades pontuais no valor da moeda norte-americana sem comprometer as reservas internacionais brasileiras.
Esta intervenção ocorre após o BC ter realizado uma série de ações em dezembro do ano passado, quando foram registrados volumes históricos de vendas de dólares para tentar conter a valorização da moeda. Os leilões à vista, que utilizam as reservas internacionais diretamente, não estão sendo adotados nesta operação, o que reforça a natureza temporária e controlada da ação do Banco Central.