O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quarta-feira (8) da reinauguração do quadro “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, que havia sido danificado durante os atos de vandalismo de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. O evento foi parte das comemorações pelos dois anos dos episódios que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes. A obra, que pertence ao Palácio do Planalto, sofreu sete perfurações de diferentes tamanhos durante a ação dos vândalos.
A restauração da peça, avaliada em cerca de R$ 8 milhões, foi realizada com cuidado para preservar sua integridade. Embora os danos sejam praticamente invisíveis do lado da frente, as marcas dos rasgos ainda podem ser observadas no verso da tela, como explica a coordenadora do projeto de restauração, Andréa Bachettini, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A obra foi recolocada no mesmo local onde estava anteriormente, no terceiro andar do Planalto, próximo ao gabinete presidencial.
A ação de restauração fez com que o quadro voltasse a ser uma das principais atrações do Palácio do Planalto, simbolizando a recuperação de um patrimônio cultural afetado por um episódio de violência. O quadro “As Mulatas” é uma das obras mais importantes de Di Cavalcanti e tem grande valor histórico, além de ser um marco de resistência e preservação da arte no país.