O presidente do Vitória, Fábio Mota, fez elogios ao Internacional, após uma polêmica envolvendo o Grêmio e a possível transferência do lateral-esquerdo Lucas Esteves. Mota usou sua conta no X (antigo Twitter) para agradecer a postura do clube gaúcho, que havia procurado a diretoria do Vitória para negociar com o jogador, mas decidiu recuar após entender a situação. O Inter foi o primeiro clube a buscar o atleta, mas a conversa não evoluiu para uma transferência.
O Vitória possui contrato com Lucas Esteves até 2025, mas o Grêmio pagou a multa rescisória de 1 milhão de dólares para tentar adquirir o jogador. Após o pagamento da multa, o clube baiano ativou uma cláusula contratual que impede a transferência, desde que pague 100 mil dólares ao atleta, o que foi informado no portal GZH. A situação gerou especulações de que o Tricolor gaúcho ainda tem interesse em contar com o lateral, embora o Vitória tenha o direito de recusar a negociação.
Em resposta ao episódio, a diretoria do Vitória estuda acionar o Grêmio na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD), acusando o clube gaúcho de aliciar o jogador. Lucas Esteves teve destaque na última temporada, ajudando o Vitória a conquistar o Campeonato Baiano e garantir a classificação para a Copa Sul-Americana de 2025.