O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou que não participará das solenidades programadas para esta quarta-feira (8), em Brasília, em memória dos dois anos dos atos de janeiro de 2023. Ele justificou sua ausência devido a uma viagem internacional previamente agendada. O Senado será representado pelo primeiro vice-presidente da Casa, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), que participará das cerimônias em seu lugar.
A programação do dia inclui uma série de eventos para recordar os episódios de invasão e depredação das sedes dos três Poderes, ocorridos há dois anos. No Palácio do Planalto, será realizada a reintegração de um relógio do século XVII, além da restauração de 21 obras que haviam sido danificadas durante a ação. Também está prevista a cerimônia de descerramento da obra “As Mulatas”, de Di Cavalcanti.
Para encerrar as atividades, ocorrerá o “Abraço da Democracia” na Praça dos Três Poderes, um ato simbólico que contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A data marca um momento importante de reflexão sobre os acontecimentos de 2023 e suas repercussões políticas e sociais.