O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta terça-feira, 14, que o Brasil tem uma longa história de negligência com a educação e destacou a importância da formação da população para o desenvolvimento do país. Durante um evento no Palácio do Planalto, Lula questionou o motivo do desprezo histórico pela educação, ressaltando que sem investimentos em capacitação intelectual e profissional, o Brasil não poderá alcançar crescimento econômico, cultural ou competitividade. Ele enfatizou que a educação é a chave para a transformação social e o avanço do país.
As declarações do presidente ocorreram no lançamento do programa Mais Professores para o Brasil, que visa beneficiar milhões de professores em todo o território nacional. A proposta do governo inclui ações como o oferecimento de bolsas de R$ 1.050 para estudantes com bom desempenho no Enem que optarem por cursos de licenciatura e uma ajuda extra de R$ 2.100 para docentes que aceitarem atuar em regiões carentes. Segundo o governo, cerca de 2,3 milhões de professores serão alcançados por essas iniciativas.
Lula também fez um apelo à responsabilidade de todos os setores da sociedade em relação ao fortalecimento da educação no país. Ao citar o histórico de descaso da elite brasileira com a formação de seu povo, o presidente argumentou que, sem uma educação sólida, o Brasil não terá condições de se desenvolver plenamente em áreas como economia e cultura, o que é essencial para garantir uma maior competitividade no cenário global.