O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a criação do Prêmio Eunice Paiva de Defesa da Democracia durante um evento em comemoração à democracia, realizado em Brasília, na última quarta-feira (8/1). O prêmio, que será concedido anualmente pelo Observatório da Democracia da Advocacia-Geral da União, visa reconhecer pessoas que tenham feito contribuições significativas para a preservação, restauração ou consolidação da democracia no Brasil, seja por meio de atuação profissional, intelectual, social ou política.
A premiação, que homenageia a advogada Eunice Paiva, também tem o objetivo de resgatar sua memória e trajetória de luta em defesa dos direitos humanos e contra a ditadura militar. Eunice ficou conhecida por sua atuação após a desaparição de seu marido, Rubens Paiva, durante o regime militar, e pela sua luta em favor da memória histórica e da justiça para as vítimas da ditadura. A história de Eunice é vista como um exemplo de resistência e compromisso com as liberdades democráticas e os direitos dos povos originários.
Além de destacar a trajetória dos premiados, o prêmio também pretende refletir sobre as lutas sociais que contribuíram para o fortalecimento da democracia no Brasil. A criação do prêmio se alinha com outras iniciativas de reconhecimento de figuras que, com sua atuação, influenciaram positivamente o fortalecimento do Estado Democrático de Direito e a defesa dos direitos humanos no país.