A Prefeitura do Rio de Janeiro confirmou, nesta segunda-feira (27), o primeiro óbito por dengue na cidade em 2025. A vítima é um homem de 38 anos, morador de Campo Grande, na zona oeste. A morte de outro possível caso também está sendo investigada. O município já registra mais de mil casos de dengue em investigação neste ano, enquanto em 2024 foram mais de 110 mil casos confirmados.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou ainda o primeiro Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRA) de 2025. O estudo indicou uma leve melhora no índice de infestação do mosquito, que passou de 0,79% para 0,74%, com base em uma análise de mais de 100 mil imóveis. Apesar da redução, diversas áreas da cidade, como bairros da zona central e oeste, ainda estão em alerta ou risco devido à presença do vetor.
O combate à dengue segue sendo uma prioridade para a SMS, com destaque para a necessidade de ação contínua da população. Além das medidas de eliminação de focos, a Secretaria pediu que pais e responsáveis levem crianças de 10 a 14 anos para vacinação contra a doença. O aumento na conscientização e na participação cidadã é visto como fundamental para a prevenção e controle da dengue na cidade.