A Prefeitura de São Paulo vai reativar as tendas de acolhimento para pessoas em situação de vulnerabilidade devido à onda de calor prevista para esta quarta-feira (22). As estruturas serão instaladas em dez pontos estratégicos da cidade, oferecendo abrigo, água, chás, sucos gelados e frutas para quem precisar. O serviço faz parte da Operação Altas Temperaturas, que é acionada quando a temperatura ou a sensação térmica atinge 32°C. As tendas funcionarão das 10h às 16h.
Além de fornecer suporte para as pessoas, o atendimento nas tendas conta com orientadores socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), que podem encaminhar os usuários para outros serviços da rede socioassistencial. A ação também oferece cuidados para os animais de estimação, com profissionais orientando sobre hidratação e cuidados durante a exposição ao calor.
As tendas estarão localizadas em diferentes regiões da cidade: na região central, na Praça da República e Praça Marechal Deodoro; na região sul, em Santo Amaro e Capela do Socorro; na região norte, em Santana e Vila Maria; na região leste, em Itaquera e Mooca; e na região oeste, na Lapa. O objetivo é proporcionar um espaço seguro e de acolhimento para todos que buscam proteção contra o calor intenso.