Formação propõe troca de saberes entre os agentes que promovem a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva da SME
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou nesta sexta-feira (17/01) o primeiro encontro formativo de 2025. O V Encontro de Educação Especial da SME ocorreu na Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás, Área II, nos períodos matutino e vespertino.
A ação, organizada pela Superintendência Pedagógica/Diretoria Pedagógica e pela Gerência de Inclusão, Diversidade e Cidadania (GERINC), teve como objetivo promover a troca de saberes entre os agentes responsáveis pela Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva da rede municipal.
O evento foi voltado aos apoios técnicos e professores da GERINC, coordenadores de inclusão, diversidade e cidadania, equipes multidisciplinares e profissionais de educação bilíngue para surdos. A iniciativa buscou fomentar a troca de conhecimentos para melhorar a qualidade dos atendimentos oferecidos nas 84 Salas de Recursos Multifuncionais das unidades educacionais e nos Centros Municipais de Apoio à Inclusão (CMAI Maria Thomé Neto e Brasil de Ramos Caiado).
“Conto com a dedicação de todos os profissionais aqui presentes para que façam a diferença na vida das crianças e estudantes atendidos em nossas instituições”, destacou a secretária municipal de educação, professora Giselle Faria, durante a abertura do evento. Ela também enfatizou a importância de ampliar e inovar os atendimentos com um olhar cuidadoso para todos que necessitam de inclusão.
Salas de Recursos e CMAIs
Nas instituições conveniadas à SME, são realizados Atendimentos Educacionais Especializados por meio de organizações como o Centro de Orientação, Reabilitação e Assistência ao Encefalopata (CORAE), a Escola Especial Helena Antipoff (APAE), o Centro de Atendimento Especializado Renascer (CAE Renascer) e o Centro de Reabilitação São Paulo Apóstolo (CRESPA).
As Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), parte da política de inclusão da SME, contam com ambientes acessíveis, carteiras adaptadas e materiais pedagógicos essenciais ao processo de ensino-aprendizagem de crianças com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Instaladas em escolas ou Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), as SRMs promovem a articulação entre os professores do atendimento educacional especializado e os docentes do ensino regular, integrando esforços para atender às demandas específicas dos estudantes.
O Atendimento Educacional Especializado tem como propósito identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que favoreçam a plena participação dos estudantes, respeitando suas necessidades individuais.
Atualmente, a Gerência de Inclusão, Diversidade e Cidadania atende mais de seis mil crianças e estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), incluindo aqueles com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação. Além disso, a gerência atua na promoção de uma Educação Inclusiva para os mais de 108 mil estudantes matriculados nas 381 unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino (RME) de Goiânia.
Fotos: SME
Secretaria Municipal de Educação– Prefeitura de Goiânia