A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos, está realizando mutirões para atualizar o Cadastro Único (CadÚnico) como parte de uma força-tarefa durante os primeiros 100 dias de gestão. A cidade enfrenta uma defasagem de aproximadamente 40 mil registros desatualizados, o que a coloca abaixo da meta de 80% de cadastros atualizados, estabelecida pelo Governo Federal. Atualmente, 72,73% dos registros estão em conformidade com as exigências do Ministério do Desenvolvimento Social.
O CadÚnico é uma ferramenta essencial para identificar e caracterizar famílias de baixa renda, além de ser a porta de entrada para diversos programas sociais, como o Bolsa Família e o Aluguel Social. A atualização dos dados é fundamental para garantir que as famílias continuem a ter acesso a esses benefícios e outros serviços de assistência social. A Prefeitura também disponibiliza outros serviços nos mutirões, como atendimentos psicológicos, jurídicos e sociais, além de distribuições de cestas básicas e materiais de apoio.
Os cidadãos podem atualizar seus cadastros tanto nos mutirões, que acontecem em diferentes locais da cidade, como na sede do CadÚnico, no Centro de Goiânia. Para realizar a atualização, é necessário apresentar documentos pessoais, como identificação com foto, CPF, comprovante de endereço, entre outros. A iniciativa visa não só regularizar os cadastros, mas também ampliar o acesso aos serviços públicos e fortalecer a inclusão social das famílias em situação de vulnerabilidade.