A Prefeitura de Goiânia, sob a determinação do prefeito Sandro Mabel, intensificou o patrulhamento da Guarda Civil Metropolitana (GCM) para combater o descarte irregular de resíduos na cidade. A operação, que ocorreu na última quarta-feira (8/1), resultou na autuação de um suspeito que estava despejando entulhos em uma área pública. A ação faz parte de um esforço maior da administração municipal para limpar a cidade e inclui mutirões de limpeza nos primeiros 100 dias de gestão.
A operação foi realizada pela Coordenadoria de Guarda Ambiental da GCM, que flagrou o infrator na região do Parque Amazônia. Após a abordagem, a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) foi acionada e aplicou uma multa de R$ 5 mil. O homem foi encaminhado à Central de Flagrantes e autuado por crime ambiental, conforme o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais.
Além das ações de fiscalização, a Prefeitura de Goiânia tem enfatizado a importância da conscientização da população sobre os danos causados pelo descarte irregular. O município alerta para o aumento de riscos à saúde pública, como a proliferação de doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue, zika e chikungunya, que podem ser favorecidas por focos nos resíduos acumulados.