Durante o mês de janeiro, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) de Goiânia intensificou suas ações de fiscalização para combater a poluição visual na cidade. Quase 670 placas publicitárias foram retiradas de espaços públicos, sendo que os responsáveis pelas infrações podem ser multados em até R$ 5 mil por peça publicitária irregular. Além disso, o material apreendido é recolhido pelas equipes da Amma.
A principal missão da Amma, conforme destacado por sua presidente, é assegurar a qualidade de vida dos cidadãos ao coibir as poluições ambientais, com foco na poluição visual. Para isso, a Agência tem atuado com equipes distribuídas por diferentes regiões da cidade, trabalhando de maneira contínua para fiscalizar e remover materiais que contribuem para a degradação do ambiente urbano. A ação faz parte de um esforço para combater não apenas a poluição visual, mas também outros tipos de poluição, como sonoras e hídricas.
A instalação de qualquer engenho publicitário em espaços públicos em Goiânia exige autorização prévia da Amma. A solicitação deve ser feita por meio de um requerimento disponível no site da Prefeitura, e a análise leva em consideração o impacto da peça publicitária para os pedestres, o trânsito e a coexistência com outros materiais publicitários já existentes no local.