A Prefeitura de Goiânia anunciou que, a partir de terça-feira (14), implementará a conversão livre à direita em quatro cruzamentos da cidade. A medida, que já está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) desde 2020, visa melhorar a fluidez do trânsito e reduzir congestionamentos. A conversão poderá ser realizada mesmo com o sinal vermelho, mas com algumas condições: é preciso haver sinalização adequada, o motorista não pode bloquear o cruzamento e deve sempre priorizar os pedestres nas faixas de travessia.
A Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) realizou estudos para identificar quais cruzamentos possuem as condições ideais para a implantação dessa manobra. Durante os primeiros 30 dias de implementação, equipes da SET estarão nos locais para monitorar a adaptação e orientar motoristas e pedestres sobre as novas regras. A medida já foi aplicada em outros cruzamentos da cidade e, segundo a prefeitura, deverá beneficiar a circulação de veículos e do transporte público.
Os quatro cruzamentos que terão a conversão livre à direita são: a Avenida T-7 com a Avenida C-4, no Jardim América; a Avenida Pires Fernandes com a Avenida Tocantins, no Setor Aeroporto; a Avenida Independência com a Rua do Contorno, no Centro; e a Avenida 3ª Radial com a Rua 1.015, no Setor Pedro Ludovico. A expectativa é que essa mudança contribua para a melhoria do trânsito e redução do tempo de deslocamento na cidade.