A Prefeitura de Goiânia iniciará, na próxima terça-feira (14/1), a implantação de conversões à direita em quatro cruzamentos da cidade, como parte de um projeto para aumentar a fluidez do trânsito e reduzir as retenções. Essas alterações fazem parte de um plano maior que inclui 15 cruzamentos mapeados pela Secretaria de Engenharia de Trânsito (Set). Os pontos iniciais incluem locais como o cruzamento da Avenida T-7 com a Avenida C-4, no Jardim América, e a Avenida Independência com a Rua do Contorno, no Centro.
A conversão à direita, regulamentada pela Lei nº 14.071/20, permite que motoristas façam a manobra mesmo com o semáforo vermelho, desde que haja sinalização adequada no local. A medida visa otimizar o tempo de deslocamento dos veículos, sem prejudicar a segurança dos pedestres. Para garantir a segurança de todos, equipes da Set acompanharão as mudanças nos primeiros 30 dias de implantação, com fiscalização e campanhas educativas voltadas ao respeito à faixa de pedestres.
Além das novas medidas, a Set destaca que a prioridade nos cruzamentos com conversão à direita será sempre dos pedestres. Para evitar acidentes, os motoristas devem reduzir a velocidade ao realizar a manobra e atentar-se aos sinais luminosos. A prefeitura, em conjunto com a Set, está estudando novos cruzamentos para implementar essa mudança, visando equilibrar o aumento da fluidez do tráfego com a segurança de todos os envolvidos.